quarta-feira, 1 de agosto de 2012

FORUM DE DEBATES DO ESPORTE AMADOR: Abertura de DOSSIÊ do Fórum de Debates do Esporte 2

Já nesta segunda edição do Fórum de debates, se renovou as esperanças em mudanças nos cargos de gestores publicos do esporte em Jales, pois o PT tinha vencido as eleições pela primeira vez. A espectativa era muito grande e de inicio esperávamos que os novos gestores do esporte comandados pelo novo prefeito dessem mais direcionamento ao Caos que se encontrava a politica de Jales com a morte dos dois prefeitos, o Guisso e o Caparroz onde houve o mandato tampão final onde a cidade continuava com problemas de indefinição de politicas de apoio ao esporte amador. Neste período (2004 a 2008) nem foi cogitado o cumprimento dos itens da nova carta compromisso que tinha como itens, bolsa atleta, para manter os campeões de xadrez e outras modalidades em Jales,  por ex. Quando iamos falar com os vereadores, eles tiravam o corpo disso falando que não podiam criar despesas para o prefeito, e o prefeito nunca se esforçava para atender os itens da carta, vejam abaixo:


Ninguém se lembrava da carta compromisso nestas administrações e o estilo de gestão do esporte continuava o mesmo, sem os gestores comandados do prefeito consultarem os técnicos esportivos do Forum. Eu, na modalidade xadrez, fui um dos mais esquecidos e abandonados pelos gestores atuais, e o xadrez foi perdendo paulatinamente seu posto de melhor equipe da região noroeste paulista recordista de medalhas de ouro em regionais, campeonatos estaduais e um nacional classificado a ir em um mundial nos Estados Unidos. Tudo foi se perdendo até então pelo descaso e escamoteamento do apoio ao projeto xadrez nas escolas. Mesmo que nao tivesse apoio politico, tive apoio da Secretaria da Educação em um periodo onde trabalhamos o xadrez pedagogicamente nas escolas mas trabalhar o xadrez esportivamente, nunca mais tive ambiente favoravel em Jales depois de 12 anos passados.
Para piorar, em 2009 surgiu um impedimento do sr. Prefeito em não enfrentar o Tribunal de Contas para continuar com o projeto de xadrez, uma vez que o mesmo não aprovou a lei que passamos para ele e os vereadores da camara um ano antes com a presença do presidente da CBXE - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE XADREZ ESCOLAR, sr. Marcus Lobo, para legalizar o xadrez nas escolas de Jales, e como havia previsto, sem a devida regulamentação, o Tribunal de Contas não aprovou e ae acabaram com o unico apoio que existia ao xadrez escolar de Jales e não  se esforçaram nem um pouco para regularizar o projeto, mesmo reiteradas vezes nós alertavamos para que assim o fizesse, sobre risco do fim do xadrez acontecer no municipio. Atualmente abandonei o oficio de ensinar xadrez em Jales, o faço somente em outras cidades, Brasilia, Votuporanga e atualmente iremos fazer na UNIP da nossa Capital Paulista. Atualmente sou conhecido em Jales como Professor de Bumerangue de Papel, outra área que estou me dedicando pioneiramente em Jales e no Brasil (vide link http://www.cref7.org.br/Topicos/Revista/Revista%20CREF7%202012.pdf ) onde saiu reportagem minha em Brasilia como pioneiro nacional em Bumerangue de Papel ao lado de meu tradicional oficio do xadrez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário